*Urussanga sedia fórum de debates sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente*
As inscrições para o seminário municipal “Urussanga Protege”, que visa debater o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estão abertas pelo site urussanga.sc.gov.br e seguem até o dia 24 de julho. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de julho, no Parque Municipal de Urussanga, na sede da Casa do Colono.
O objetivo do debate é fomentar a articulação em rede dos órgãos competentes para que o ECA seja aplicado e também ampliar o trabalho e o conhecimento público sobre o estatuto. Estão confirmadas as participações na solenidade de abertura de representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Poder Judiciário, entre outras autoridades. Para os participantes do evento, será emitido um certificado de participação de 10 horas.
O coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Roberto Arruda, destaca a importância deste debate com professores, profissionais da saúde, agentes públicos e estudantes sobre a rede de proteção e prevenção aos cuidados da criança e do adolescente. “Depois do Maio Laranja, que é uma iniciativa que visa dar luz à violência física, psicológica e ao abuso sexual de crianças e adolescentes, percebeu-se a importância de um debate amplo na sociedade visando dar foco a este tema tão importante”, explica o coordenador.
No primeiro dia, haverá a abertura com a participação de autoridades no assunto, que discursarão sobre o sistema de prevenção e proteção da criança e do adolescente. No dia 26 de julho, serão realizadas oficinas com especialistas que abordarão temas como a escuta especializada, com Patrícia Oliveira, assistente social forense do Tribunal de Justiça; o papel do Conselho Tutelar como guardião do ECA; o trabalho da assistência social em conjunto com o ECA; e a atuação das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) vinculadas ao ECA.