Urussanga: profissionais da saúde passam por capacitação sobre PrEP e PEP
O Governo de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, ofereceu na última sexta-feira (09), uma capacitação para enfermeiros, médicos e farmacêuticos que compõe a equipe da secretaria, sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Quem ministrou a palestra foi o médico infectologista, Raphael Elias Farias.
“O objetivo da capacitação foi atualizar os profissionais de saúde de Urussanga, quanto às profilaxias do HIV, pré e pós exposição. Elas consistem de uma estratégia onde pessoas que foram expostas possivelmente ao HIV possam adotar medidas para não ter a doença, ou pessoas que vão se expor, poder previamente utilizar um medicamento para não haver a transmissão. Ambos os medicamentos estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), e os nossos profissionais de Urussanga, estão capacitados para poder fazer o melhor atendimento quando os pacientes desejarem uma ou outra profilaxia”, explica o infectologista.
Para fazer uso de um dos tratamentos, basta procurar a Unidade de Saúde, para saber se você tem indicação para o mesmo. A PrEP e PEP são totalmente gratuitas.
Saiba mais sobre a PrEP
Uma das formas de se prevenir do vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), é a PrEP – Profilaxia Pré-Exposição. Ela consiste na tomada de comprimidos antirretrovirais (ARV), antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Essa estratégia se mostrou eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção.
Mas atenção, a PrEP só tem efeito protetor se o indivíduo tomar o medicamento conforme a orientação de um profissional de saúde. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente das substâncias ativas na corrente sanguínea para bloquear o vírus e ele não estará protegido.
Saiba mais sobre a PEP
A PEP – Profilaxia Pós-Exposição – é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como:
- Violência sexual;
- Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento);
- Acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).
Por se tratar de uma urgência médica, a profilaxia deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo em até 72 horas. A profilaxia deve ser realizada por 28 dias e a pessoa tem que ser acompanhada pela equipe de saúde, inclusive após esse período realizando os exames necessários.
Por Ana Paula Nesi – Assessora de Imprensa PMU – com informações oficiais do Ministério da Saúde