Urussanga presta homenagem às vítimas do Vajont

Na tarde de quarta-feira, 9 de outubro, a administração municipal de Urussanga, em parceria com a Associação Amici di Longarone, organizou uma missa e outras homenagens para lembrar as vítimas do desastre de Vajont. Durante a cerimônia, orações e dedicatórias foram realizadas, reforçando os laços culturais e emocionais entre Urussanga e sua cidade irmã, Longarone, na Itália.

Um momento de profunda simbologia ocorreu quando a água abençoada foi distribuída aos presentes, representando a dualidade entre a água que trouxe destruição em 1963 e a água que simboliza vida e esperança. Longarone, que perdeu mais de 1.900 habitantes no trágico rompimento da barragem de Vajont, vive o dia 9 de outubro como uma data de homenagem e reflexão.

Em Longarone, as homenagens continuam a ser realizadas em solidariedade à população que ainda carrega as cicatrizes dessa perda significativa. Em Urussanga, além da missa, as bandeiras foram hasteadas a meio mastro, em sinal de luto. Uma deposição de flores no monumento do imigrante e a execução do toque de silêncio também marcaram o tributo às vítimas, unindo as duas comunidades em memória e respeito.