Protetores Ambientais de Urussanga realizam atividade em alusão ao Dia da Árvore
A tarde desta quarta-feira (20), foi de ação alusiva ao Dia da Árvore, com muita informação e distribuição de mudas na Praça Anita Garibaldi, em Urussanga. O ato foi realizado pelos Protetores Ambientais em formação no município, com supervisão da Polícia Militar Ambiental, em parceria com Secretaria de Educação e Diretoria do Meio Ambiente. Além da população que passava pelo local, crianças das escolas municipais Alda Brognoli Marcon, Ernesto Cesar Mariot e Agenir Nichele participaram das atividades.
“A gente está aqui para avisar vocês para cuidar do meio ambiente. A gente pede para que vocês cuidem bastante do meio ambiente e tenham um cuidado especial com a água, porque a água está em falta”, ressaltou o Protetor Ambiental Cassiano Carniato, durante fala aos estudantes visitantes da ação.
Na oportunidade, a bióloga e analista ambiental da Diretoria Municipal do Meio Ambiente, Marília Barbosa, falou sobre preservação e a Engenheira Sanitarista Ambiental e responsável pela coleta seletiva do Cirsures,Graziela Apolinário Bolan, pontuou a importância da separação e destinação correta dos resíduos sólidos.
O amor pelo Meio Ambiente e o transmitir do conhecimento
“O Programa Protetor Ambiental (PROA) visa dar condições e ferramentas para que os estudantes participantes venham a ter um conhecimento um pouco maior sobre o meio ambiente, para que possam assim, auxiliar nessa educação, nas informações sobre a necessidade de preservação. Este foi o primeiro trabalho de campo realizado por eles e se saíram muito bem”, destacou o Sargento da Polícia Militar Ambiental Alessandro, que executa o PROA em Urussanga.
Natan Domingos tem 14 anos, é aluno da Escola Rosalino De Nez e disse estar muito animado em fazer parte do PROA. “Eu sou bem da roça mesmo. Eu gosto desse tipo de coisa sobre a fauna, flora e estudar sobre o meio ambiente. Para mim e para os outros está sendo uma experiência muito boa. A gente aprende bastante coisa nova e pode ensinar as outras pessoas”, afirmou o Protetor Ambiental.
O Programa Protetor Ambiental (PROA)
Iniciado no mês de maio, com o objetivo de capacitar estudantes com idade entre 12 a 14 anos, para atuarem como multiplicadores e defensores do meio ambiente, o Programa Protetor Ambiental (PROA), é promovido pela Polícia Militar Ambiental, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria do Meio Ambiente (DMA) de Urussanga.
Um processo seletivo, por meio de uma prova, foi realizado para a nomeação dos 30 estudantes que integram o projeto As aulas são aplicadas no contra turno escolar, no período vespertino e contam com aulas teóricas e práticas uma vez por semana, totalizando uma carga horária de 180 horas.
“Em dezembro, teremos formado 30 novos Protetores Ambientais. Ver que nossos alunos estão sendo capacitados para auxiliar e proteger o meio ambiente por pessoas competentes é um orgulho para as escolas e para Urussanga”, afirma a Secretária Municipal de Educação, Janea Possamai.
Por Ana Paula Nesi – Assessoria de Comunicação PMU