Prefeitura de Urussanga inicia a distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos

Para combater a insegurança alimentar e incentivar a agricultura familiar, a Prefeitura de Urussanga, por meio da Secretaria de Ação Social e em parceria com a Conab, iniciou a distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com a iniciativa, entidades, instituições e famílias necessitadas terão à mesa produtos orgânicos, cultivados pelos agricultores da Cooperativa Familiar Agroindustrial Sul Catarinense (Coofasul).

Conforme a Secretária Municipal de Assistência Social, Izolete Duarte Vieira, o programa, estabelecido em 2003 pelo Governo Federal, permite que os produtos sejam comprados especificamente de cooperativas e com a dispensa de licitação. Ele é operado nos estados pela Conab. Em Santa Catarina, das 49 propostas enviadas ao PAA, apenas 11 foram contempladas, entre elas a Coofasul, que ficou em 6º lugar, sendo a única entre as regiões da Amrec e Amesc. “Esta iniciativa exemplar demonstra como a união entre governo, agricultores e sociedade pode gerar impactos positivos significativos em nossa comunidade”, comenta a secretária.

A Coofasul, que abriga 42 famílias agricultoras, venceu o edital em junho de 2023, no valor de R$ 614, 817, 02 e até dezembro de 2024 seguirá fornecendo alimentos como frutas, verduras e legumes para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, Apae, Paraíso da Criança, Cáritas, entidades religiosas e pessoas em situação de insegurança alimentar cadastradas na Secretaria de Ação Social. “Em 2020, o valor era R$ 8 mil por família e em 2023 passou para R$15 mil, então houve uma adesão maior também dos agricultores”, explica a  Engenheira Agrônoma Débora Rodrigues Shuch, responsável pelo projeto enviado ao Governo Federal.

Coofasul

A Coofasul é uma cooperativa regional, com sede em Urussanga. Fundada em 9 de setembro de 2004, abrange produtores dos municípios de Urussanga, Orleans, Lauro Muller, Treze de Maio e Pedras Grandes, sendo que 60% dos associados são de Urussanga.

Sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está de volta para beneficiar agricultores familiares e famílias em situação de insegurança alimentar. Esta modalidade de compra simultânea, uma política pública do governo federal, foi estabelecida pelo artigo 19 da Lei 10.696, de 2 de julho de 2003, e é operacionalizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) em cada estado.

Os cooperados, através do programa (PAA)/Conab, distribuem ao Fundo Municipal de Assistência Social, como unidade recebedora e que posteriormente faz o remanejamento dos alimentos para as associações.  Sendo 70% para o Fundo Municipal de Assistência Social e 30% para as escolas.

Para mais informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos e suas próximas ações, entre em contato na Secretaria de Assistência Social no telefone: (48) 34654776 ou com a engenheira Débora no telefone: (48) 48999840753