Mutirão castra 110 animais em Urussanga
O Governo Municipal de Urussanga, através do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA) realizou no último sábado (11), mais um Mutirão de Castração Animal. O projeto, que é uma parceria com a Rota.Vet, efetuou castrações de animais por um preço mais acessível para a população. Foram 110 castrações realizadas nesta ação, que aconteceu das 8h às 17h, em frente à Praça D’Itália, no Parque Municipal de Urussanga.
“Além de ser a medida mais segura e eficaz para o controle populacional dos animais de rua, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal e é uma questão de saúde pública. O mutirão estava muito bem organizado e com ótimos profissionais, fora o custo da castração durante o mutirão que ficou bem abaixo do valor de mercado”, afirmou Franciele Boccardo, que levou o Spitz Alemão, Lobinho para ser castrado no evento.
Para o Coordenador do COMBEA, Filipe Cataneo, os números foram muito positivos e são importantes para o controle populacional de animais. “A longo prazo teremos cada vez menos animais circulando, principalmente na rua em situação de abandono. Assim, podemos fazer o controle populacional, não esquecendo que a castração ajuda inclusive, na questão de saúde do próprio animal”, ressalta.
Sobre a Rota.Vet
É uma unidade móvel que efetua procedimentos de castrações. Com um centro cirúrgico móvel, a equipe do Rota.Vet, promove mutirões de castrações com preço social em diversas cidades na região sul catarinense. A parceria com o Governo Municipal de Urussanga foi um sucesso e centenas de procedimentos foram realizados em 2021. Para este ano, a meta é ultrapassar mil castrações, segundo o Coordenador do COMBEA.
Por Ana Paula Nesi – Assessora de Comunicação PMU