Agricultores têm este mês para acertar horas/uso de trator e retroescavadeira com Secretaria de Agricultura do Município
Um valor de R$ 50 mil em ordens de serviços executadas e não recebidas entre setembro de 2021 e maio de 2022. Esse é o balanço da Secretaria de Agricultura de Urussanga para os trabalhos de trator e retroescavadeira oferecidos para os agricultores locais.
O diretor de Agricultura, Patrik Frasson, que assumiu a secretaria no mês de maio, explica que atualmente o sistema de trabalho permite o acúmulo de notas para pagamento posterior. “O produtor agendava, a equipe fazia o serviço, a ordem voltava e o produtor ficava de vir até a secretaria para emissão do boleto. Porém, havia a permissão para acúmulo de notas de serviço, com aquela afirmação de pagar tudo junto depois”, conta. Deste modo, algumas notas se acumularam, novos serviços foram prestados e até hoje não pagos, conforme o diretor.
Para resolver o problema, o órgão público decidiu regularizar todos os pagamentos. Até o dia 30 de junho, os produtores devem ir até a Secretaria de Agricultura, em horário comercial, e emitir os boletos para acerto das notas. O documento sairá com prazo de pagamento para 30 dias. “Se o responsável não for até a secretaria e solicitar os boletos, eles vão ser automaticamente lançados em 1º de julho, com vencimento para o final do mesmo mês, e se o produtor não buscar e realizar o pagamento do mesmo, novos agendamentos de trabalho das máquinas, não serão realizados a partir de agosto”, destaca Frasson.
Atualmente, os produtores rurais, pagam R$ 50,00/hora pelo serviço de trator e R$ 60,00/hora pelo serviço de retroescavadeira, valor abaixo dos 50% total de custo de operação das máquinas, um meio de apoio e incentivo ao agricultor. “O acerto dos valores se faz importante, já que auxilia na manutenção dos equipamentos e também na melhor organização dos serviços”, garante o diretor.
Novo modo de cobrança
A partir de julho, quando a ordem de serviço voltar para a secretaria após execução dos trabalhos, o diretor de agricultura, Patrik Frasson, informa que os boletos serão emitidos automaticamente e enviados via WhatsApp ou e-mail para os produtores que receberam os serviços. Caso a pessoa não possua uma das duas formas de recebimento, o boleto deverá ser retirado diretamente na secretaria para pagamento em até 30 dias. Novos agendamentos de serviços só serão realizados mediante consulta e confirmação de regularidade do produtor mediante a secretaria. “Agricultores com débitos ativos, não receberão novos trabalhos da equipe, até a quitação do mesmo”, finaliza Frasson.
Por Ana Paula Nesi – Assessoria de Comunicação PMU