Conferência Municipal de Saúde Mental em Urussanga
Nesta última quarta-feira (23/03), no Centro Comunitário da Igreja Católica, o Governo Municipal de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizaram a I Conferência Municipal de Saúde Mental.
Com o tema central, “A Política de Saúde Mental Como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS)”, a cerimônia de abertura da conferência, estiveram participando o prefeito interino, Jair Nandi, a secretária de saúde, Robertina Goulart Nunes, o presidente do Conselho de Municipal de Saúde, Marcelo Marcon e a coordenadora enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Jaiciana Vieira.
Estiveram também participando do evento, a coordenadora do CAPS, Juliana Sangaletti, os servidores das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além de entidades, igrejas e associações, que desenvolvem serviços de atenção psicossocial.
A conferência foi aberta com a leitura do Regimento e posteriormente foi ministrada uma palestra pela Enfermeira, Doutora em Enfermagem e docente do Unibave, Dª. Greice Lessa Baldin.
Posteriormente foi realizado Grupos de Trabalho para elaboração das propostas conforme os Eixos Temáticos. I Cuidado em liberdade como garantia de Direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; II Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; III Impactos na saúde mental da população e, IV Os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
No final, foram apresentadas as propostas de ações relacionadas a cada tópico, que posteriormente serão levadas pelos quadros delegados eleitos, que irão integrar a delegação de Urussanga para a 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental.