Defesa Civil de Urussanga atua para conter danos após chuva intensa
A chuva intensa que atingiu o Urussanga a partir da tarde dessa quarta-feira, dia 29, mobilizou a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e o Corpo de Bombeiros Militar. Além do atendimento imediato às ocorrências, todos os órgãos públicos municipais permanecem de prontidão enquanto durar a instabilidade no tempo.
Não houve registro de feridos, nem desabrigados ou desalojados. Entre os principais pontos afetados, destacam-se o Rio Barro Vermelho, onde a intensidade da água deslocou pedras na cabeceira de uma ponte e afetou o sistema de drenagem, e a rodovia SC-108, no Bairro Morro da Glória, que apresentou movimentação da cabeceira da ponte e desmoronamento de encosta. Esses pontos serão avaliados com maior profundidade a partir desta quinta-feira, dia 30.
No Rio Molha, o nível do rio subiu rapidamente. O Bairro Santana também registrou invasão de água em uma residência, enquanto o acesso entre Santana e Rio Molha teve parte da via escavada pela força das águas.
No Rio América Baixo, houve transbordamento pontual, mas o nível retornou ao normal em cerca de dez minutos. Outro ponto de atenção foi no Bairro das Damas, onde o arraste de material atingiu casas situadas em áreas mais baixas.
Já no Centro, na Praça Anita Garibaldi, ocorreram quedas de árvores.
A Defesa Civil de Urussanga e a Secretaria Municipal de Infraestrutura atuam seguem atuando na manhã desta quinta-feira, realizando limpezas, desobstruções, vistorias nas estruturas danificadas e fazendo levantamentos detalhados dos danos.
Em caso de emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 e a Defesa Civil de Urussanga pelo (48) 9-9935-6591, que também atende pelo WhatsApp.