Tombo da polenta e pisa da uva marcam o primeiro dia da Vindima Goethe 2025
A 17ª edição da Vindima Goethe iniciou neste sábado (11), com o tombo da polenta, música, pisa da uva e tantas atividades nas vinícolas associadas à ProGoethe-Associação dos Produtores de uva e vinho Goethe. Em Urussanga, a Vinícola De Noni recebeu os visitantes com música, gastronomia, vinho e a presença especial do Grupo Cultural Amici Della Polenta.
Ao som da famosa canção “La bella Polenta”, um dos pratos mais famosos da culinária italiana no Brasil, foi uma das atrações que encantou os mais de 150 participantes do evento. “Há muito tempo pensávamos em fazer um evento com o tombo da polenta, e este ano conseguimos e foi um sucesso. Também preparamos um cantinho especial para a tradicional pisa da uva, e as pessoas puderam se vestir a caráter para participar e se divertir”, destacou Marines Dagostin De Noni, proprietária da vinícola.
A programação da 17ª edição da festa começou neste sábado (11) e se estende até 9 de fevereiro de 2025. As vinícolas possuem programação todos os finais de semana, durante esse período, e os estabelecimentos também estão abertos durante os dias de semana com as atividades regulares e experiências pontuais com agendamento antecipado.
Além da programação nas vinícolas, a Vindima Goethe 2025 oferece passeios de Maria Fumaça nos dias 12 e 19 de janeiro, missa especial em honra a São Vicente, padroeiro da vinha, do vinho e dos produtores de vinho, celebrada dia 23 de janeiro, na igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, além de opções gastronômicas e de hospedagem.
O evento, promovido pela Associação ProGoethe, Prefeitura Municipal de Urussanga e Sebrae/SCcelebra a cultura, as tradições italianas e os vinhos singulares elaborados com uva Goethe, reconhecidos como Indicação Geográfica (IG). A 17ª Vindima Goethe conta com o apoio da Unesc, BRDE e Sicoob/Credisulca.
Para reservas e informações, acesse: sebrae.sc/vindima-goethe.
Cultural, arte e artesanato na Vindima
Além de celebrar a colheita da uva Goethe que dá origem ao vinho único, típico e raro, a Vindima também valoriza a arte, a cultura e o trabalho de artesãos e artistas locais. Entre as ações promovidas está o Varal Literário, da escritora urussanguense Rita Padoin, que leva a sua poesia inspirada na uva e no vinho para as vinícolas que participam da vindima.
“Em época de colheita, queremos celebrar a prosperidade e o trabalho dos produtores, e a instalação de varais literários é uma forma artística de fazer isso. Os trechos poéticos que compõem a seleção são todos relacionados à cultura do vinho”, explica a escritora. Como medida de acessibilidade, as peças possuem audiodescrição através de QR Codes, com narração de Edi Carlos de Rezende. O varal poderá ser visitado durante toda a Vindima Goethe, que acontece de 11 de janeiro a 9 de fevereiro, nos horários de atendimento das vinícolas.
O projeto está sendo produzido pela INdependente, através de recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB para o Município de Urussanga.
A Vigna Mazon, em Urussanga, também criou um espaço para valorizar o trabalho dos artistas e artesãos regionais. O empório das artes, montado em um dos espaços da vinícola, expõem peças produzidas em madeira, em crochê, mosaico, velas perfumadas e gravuras. Além disso, o empório gastronômico reúne delícias caseiras, como pães de fermentação natural, cuca de uva, biscoitos, geleias, doces , queijos e outros produtos confeccionados na própria vinícola ou por produtores locais.
Texto: Janine Limas – Innovazione ESG e Marketing
Fotos: Fabiano Limas/Especial-Progoethe