XVI VINDIMA GOETHE 2024 JÁ COMEÇOU COM UMA VIAGEM ENCANTADORA PELO TEMPO.
No último domingo (14), o apito da Maria Fumaça ecoou na antiga estação de trem de Urussanga, anunciando a chegada do “Expresso Goethe”. Cerca de 300 turistas de diversas cidades catarinenses embarcaram nessa jornada de duas horas e meia, repleta de música italiana e histórias ferroviárias.
A parada na vinícola Trevisol foi um deleite para os visitantes, que foram recebidos com a tradicional caipivinho, exploraram o museu da propriedade e descobriram os segredos da produção vinícola que perdura há mais de cem anos. O almoço típico italiano foi a culminação desse mergulho na tradição e cultura.
A experiência tão aguardada da colheita não decepcionou. Com cesto, tesoura e chapéu para se proteger do calor, os turistas se dirigiram ao parreiral da Vigna Mazon, em Urussanga, para colher as uvas maduras. A tradição da pisa, resgatando a antiga prática italiana de esmagar as uvas com os pés, acrescentou um toque nostálgico e autêntico ao evento.
A Vindima continua até 28 de janeiro, com programação especial em diversas vinícolas da região, como Casa Del Nonno, Vigna Mazon, De Noni, Trevisol, Bianco e Quarezemin, além das Pousadas Vale dos Figos e Imigração. Não perca o evento oficial da prefeitura, marcado para o dia 19 de janeiro, com a missa de abençoar as mãos que colhem na Matriz Nossa Senhora da Conceição às 18h30, seguida pela Vindima in Festa às 19h30, um evento aberto ao público repleto de música, vinho e gastronomia.
A Vindima conta com o patrocínio do Sebrae, BRDE, Unesc, Olim Agro, Prefeituras de Urussanga, Cocal do Sul e Orleans, e apoio da Epagri.
Programação da Vindima: https://www.valesdauvagoethe.com.br/noticia.php?id=29
Reserve as experiências exclusivas: https://materiais.unesc.net/xvi-vindima-goethe
Texto: Janine Limas
Fotos: Fabiano Limas/Especial Progoethe
Para informações e entrevistas: Janine Limas, Comunicação Integrada (48) 99630-3275