Vacinação de Gestantes, Puérperas sem comorbidades e Lactantes
A Secretaria Municipal de Saúde de Urussanga informa que considerando a Lei Estadual nº 18.142 e a Nota Técnica Nº 1/2021 – DAPES/SAPS/MS, que traz recomendações referentes à administração de vacinas Covid-19 em gestantes, puérperas e lactantes, nesta segunda-feira (21) inicia a vacinação deste grupo prioritário.
Para que possam ser vacinadas as Gestantes, Puérperas sem comorbidades e Lactantes devem apresentar prescrição ou declaração médica que ateste a sua condição, além de documento de identidade com foto e/ou cartão SUS.
A vacina contra a Covid-19 para este público também deve ser prescrita pelo médico que acompanha a mulher, após análise conjunta da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina.
Devem comparecer nas Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro de residência portando documento de identificação. As acamadas ou domiciliadas, a equipe irá vacinar na sua residência.
As vacinações ocorrerão das 9h às 12h e das 13h às 16h em todas as UBS.
Este grupo só poderá ser vacinado com doses das vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer.
Lactantes:
A ordem de vacinação das lactantes depende do quantitativo de doses recebido do Ministério da Saúde e deve seguir as datas:
- com até 6 meses de idade poderão ser vacinadas a partir de 21 de junho
- entre 6 meses a < de 1 ano de idade, a partir de 28 de junho;
- entre 1 ano a < de 2 ano de idade, a partir de 5 de julho;
- maiores de 2 anos de idade, a partir de 12 de julho.